Tutoriais de Arduino, Eletronica, com Video Aulas, tambem tutoriais de PHP,MySQL,CSS,Java Script, Jquery entre outros. E o Melhor totalmente Gratis.

domingo, 7 de abril de 2013

O que é Arduino



Resumo. Este meta-artigo irá contar um pouco da história, descrever, como aplicar, caracterizar e tentará mostrar uma visão mais clara sobre sistemas embarcados. Será mostrado também um exemplo de aplicação para um sistema embarcado chamado Arduino, que será explicado passo a passo as funcionalidades e exemplos que esse sistema pode ser usado em trabalhos, pesquisas, entre outros.

1. Informações Gerais e História de Sistemas Embarcados

Você já chegou a pensar que quase tudo que esta em sua volta esta ligado a um sistema computacional, um exemplo bem simples é do seu micro-ondas você não deve saber mas  ele tem uma capacidade computacional muito maior do que a do projeto Apolo (que levou o homem a lua). É cada vez maior o numero de equipamentos do seu dia a dia com mais inteligência computacional.

1.1 Um pouco da História

Nos primeiros anos dos computadores digitais na década de 1940, os computadores eram destinados a uma única tarefa, e eram muito grandes não era considerados sistemas embarcados. O primeiro sistema reconhecido foi o Apollo Guidance Computer, desenvolvido por Charles Stark Draper no MIT.

2. O que são Sistemas Embarcados

Chegamos a um dos mais interessantes tópicos deste artigo que é. O que são sistemas embarcados? Basicamente podemos explicar de modo simples que um sistema embarcado é colocar uma capacidade computacional em um circuito integrado (Em eletrônica um circuito integrado é um circuito eletrônico 


miniaturizado, composto por dispositivos condutores), equipamento ou sistema. Deve ser mais que um computador normal, é um sistema completo e independente, mas é muito preparada para realizar apenas uma tarefa que será feita pelo programador. Um sistema embarcado realiza um conjunto de tarefas predefinidas, geralmente com requisitos específicos.
Esses sistemas não podem ser mudados a sua funcionalidade pelo usuário, só poderá ser mudado a funcionalidade com a ajuda do programador que fara um sistema novo para outro tipo de funcionalidade.

3. Características



Sistemas embarcados são propriamente desenvolvidos para uma tarefa especifica o software escrito para sistema embarcado é muitas vezes chamado de firmware e armazenado em uma memória ROM ou memória FLASH ao invés de um disco rígido. Algumas vezes esses sistemas são executados por recursos computacionais como teclado, tela, led. Ou podem ser executados sem teclado sem tela etc. 


5. Arduino.




5.1 O que é um Arduino.

Agora iremos falar sobre o Arduino. Ele tem uma plataforma física de computação de código aberto baseada em uma simples placa micro controladora, e ele tem seu próprio ambiente para desenvolvimento para escrever o código para a placa.

5.2 Utilizações do Arduino.

O Arduino pode ser usado para desenvolver diversos tipos de projetos, permitindo uma entrada de uma série de sensores, e controlando uma variedade de luzes, motores, etc.
Projetos do Arduino podem ser independentes ou podem se comunicar com software rodando em seu computador. Os circuitos podem ser montados à mão ou comprados pré-montados, o código para programação de código livre pode ser baixado de graça via Web.

5.3 Linguagens Arduino

A linguagem de programação do Arduino. Tem origem em Wiring (é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre), e é essencialmente C/C++. O Objetivo do projeto é criar ferramentas que são acessíveis, com baixo custo, e fáceis de usar.

5.4 Softwares Arduino

O Arduino é uma aplicação multi plataforma escrita em JAVA na qual é derivada dos projetos Wiring, é projetado para introduzir a programação em pessoas que também ao tem muita familiaridade com o desenvolvimento de software.
Tendo a Biblioteca chamada “wirind”, ele possui a capacidade de programar em C/C++ (como foi falado no tópico 5.3). Isto permite com que criar operações de entrada e saída sejam muito mais facilidade. 



Hardware oficial


Diecimila.
O Arduino original é fabricado pela companhia italiana Smart Projects, porém a estadunidense SparkFun Electronics também possui algumas marcas comerciais sob a mesma licença.
Foram produzidas comercialmente 11 versões do dispositivo:[31]
ModeloDescrição e tipo de conexão ao hospedeiroControlador
Serial Arduino [17]Serial DB9 para programaçãoATmega8
Arduino Extreme[17]USB para programaçãoATmega8
Arduino Mini [17]Versão em miniatura do Arduino utilizando montagem superficialATmega168
Arduino Nano[32]Versão menor que o Arduino Mini, energizado por USB e conectado por montagem superficialATmega168/328
LilyPad Arduino[33][34]Projeto minimalista para aplicações portáteis, utilizando montagem superficialATmega168
Arduino NG[9]USB para programaçãoATmega8
Arduino NG plus[35]USB para programaçãoATmega168
Arduino BT[9][17]interface bluetooth para comunicaçãoATmega168
Arduino Diecimila[36]Interface USBAtmega168 em um pacote DIL28(foto)
ArduinoDuemilanove[17]Duemilanove significa "2009" em italiano. É energizado via USB/DC, com alternação automáticaAtmega168 (Atmega328 para a versão mais nova)
Arduino Mega[17]Montagem superficialATmega1280 para E/S adicionais e memória
Arduino Uno[37]Utiliza Atmega8U2 para driver conversor Serial-USB, ao invés do FTDI.
"Uno" significa "Um" em italiano.
Esta versão é considerada a versão 1.0 do projeto, sendo que as placas que sucederem a esta serão referenciadas.
ATmega328

Referencias

Weber, Raul Fernando. 1° edição (2000) “Arquitetura de Computadores Pessoais”
Instituto de informatica da UFGRS. Editora Sagra Luzzatto.
Stallings, William. 8° Ediçao(2009) “Arquitetura e Organização de computadores”.
Editora Pearson.


Um comentário: